Começam a valer nesta quarta-feira novas tarifas determinadas pelos bancos, em função da entrada em vigor da terceira e última fase da nova regulamentação do CMN (Conselho Monetário Nacional) e do Banco Central sobre tarifas, divulgada em dezembro do ano passado.
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Com a mudança nas regras, as instituições financeiras passam a oferecer quatro tipos diferentes de serviços: os essenciais, os prioritários, os especiais e os diferenciados. Os bancos também são obrigados a oferecer o pacote com os mesmos serviços. A nomenclatura dos serviços usada passa a ser padronizada.
Com a mudança nas regras, as instituições financeiras passam a oferecer quatro tipos diferentes de serviços: os essenciais, os prioritários, os especiais e os diferenciados. Os bancos também são obrigados a oferecer o pacote com os mesmos serviços. A nomenclatura dos serviços usada passa a ser padronizada.
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A nova resolução define que os chamados serviços essenciais não podem ser cobrados.
A nova resolução define que os chamados serviços essenciais não podem ser cobrados.
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Para a conta corrente são o fornecimento de cartão de débito; a segunda via do cartão de débito, desde que não solicitada pelo cliente; dez folhas de cheques por mês; quatro saques no caixa ou terminal de auto-atendimento; dois extratos por mês contendo a movimentação mensal; realização de consultas via internet; duas transferências de recursos entre contas no próprio banco; compensação de cheques e fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.
Para a conta corrente são o fornecimento de cartão de débito; a segunda via do cartão de débito, desde que não solicitada pelo cliente; dez folhas de cheques por mês; quatro saques no caixa ou terminal de auto-atendimento; dois extratos por mês contendo a movimentação mensal; realização de consultas via internet; duas transferências de recursos entre contas no próprio banco; compensação de cheques e fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.
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Na conta poupança, o banco não pode cobrar fornecimento de cartão para movimentação; segunda via do cartão de poupança, desde que não solicitada pelo cliente; dois saques por mês realizados no caixa ou terminal de auto-atendimento; duas transferências para conta depósito de mesma titularidade; dois extratos por mês contendo a movimentação mensal; realização de consultas via internet e fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.
Na conta poupança, o banco não pode cobrar fornecimento de cartão para movimentação; segunda via do cartão de poupança, desde que não solicitada pelo cliente; dois saques por mês realizados no caixa ou terminal de auto-atendimento; duas transferências para conta depósito de mesma titularidade; dois extratos por mês contendo a movimentação mensal; realização de consultas via internet e fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.
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A nova regulamentação fixa 20 serviços prioritários que se subdividem em 31 tarifas diferentes, que seriam os mais usados pelas pessoas físicas.
mA nova regulamentação fixa 20 serviços prioritários que se subdividem em 31 tarifas diferentes, que seriam os mais usados pelas pessoas físicas.
Fonte: Folha Online