segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Juizados registram mais de mil queixas nos aeroportos do Rio

mmmOs Postos Avançados dos Juizados Especiais Cíveis de Conciliação que funcionam dentro dos aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, registraram, de 1º a 30 de novembro, 603 atendimentos. Desse total, 368 foram no Aeroporto Internacional Tom Jobim e 235 no Santos Dumont com, respectivamente, 31 e 22 acordos realizados. Em outubro, esse número foi de 545, totalizando até o momento 1.148 reclamações contra as companhias aéreas. Os dados de dezembro ainda estão sendo computados.
.
mmmAs empresas mais acionadas nesse período, no aeroporto Tom Jobim, foram a Gol (33%), TAM (29%), BRA (19%), Ocean Air (3%), Varig (2%), Ibéria (2%), American Air Lines (2%), Air France (2%), TAP (1%), Web Jet (1%) e outras (6%). Os assuntos mais reclamados continuam sendo os atrasos de vôos (46%) e cancelamentos (31%), entre outros.
p
mmmJá no Santos Dumont, a Varig ficou em primeiro lugar (24%) nas reclamações, seguida da Gol (23%), TAM (22%), BRA (14%), Ocean Air (10%) e outras (6%). E os problemas mais comuns também foram os atrasos ou cancelamentos de vôos (31%), defeito do serviço (25%) e documentos (25%).
l
mmmOs juizados Especiais Cíveis de Conciliação atendem também às causas de overbooking; violação, furto e extravio de bagagem; alimentação; hospedagem; cobrança de multa e remarcação, entre outras. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 20h. O posto do Aeroporto Antonio Carlos Jobim fica no terminal dois de embarque internacional; e o do Santos Dumont, no primeiro andar da ala nova do aeroporto.
k
mmmOs dois postos avançados dos Juizados foram inaugurados em 8 de outubro deste ano, pela ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal (STF), e pelo presidente do TJ do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, entre outras autoridades. A primeira conciliação aconteceu entre a passageira Suzana Maria Miranda Palma e a empresa BRA, no Tom Jobim. O vôo dela, que trabalha no Ministério Público Federal, em Brasília, atrasou cerca de seis horas. Na ocasião, a consumidora conseguiu a remarcação no primeiro avião da empresa que decolou da cidade.
l
Fonte TJRJ