segunda-feira, 2 de junho de 2008

Como o consumidor pode economizar energia elétrica.

A utilização de aparelhos como aquecedores de ambiente, torneiras elétricas, secadoras de roupas, secadores de cabelos e do chuveiro com a chave no modo “inverno” podem encarecer a conta de energia elétrica nos meses de inverno. Os equipamentos que utilizam a energia para gerar calor têm potência maior e consomem mais.

O chuveiro, por exemplo, é o campeão de consumo residencial e representa de 25% a 35% da conta de luz de uma família. Ao utilizá-lo, com a chave no modo “inverno”, o acréscimo no consumo é de cerca de 30% com relação ao modo “verão”. “Além disso, no inverno, o tempo de permanência no banho normalmente aumenta, o que demanda mais energia. O ideal é que as pessoas mantenham um equilíbrio no tempo do banho o ano todo”, diz Carlos Augusto, gerente de eficiência energética da CPFL Energia.

Como usar a chave do chuveiro no modo “verão” é desconfortável, no frio, assim como abrir mão de aquecedores e torneiras elétricas, a CPFL Paulista recomenda que o consumidor se esforce para compensar a utilização desses itens, adotando hábitos e soluções ligadas à iluminação da casa e alguns eletrodomésticos.

Dicas para economizar energia elétrica.:
m
Iluminação - A iluminação representa de 15% a 20% do valor da conta de energia. - Nos banheiros, cozinhas e lavanderias, substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que consomem menos energia, iluminam mais e duram até dezvezes mais. - Nas salas e quartos, usar lâmpadas 127 ou 220 volts compatíveis com a voltagem da rede da CPFL. - Evitar acender luzes durante o dia, usar a luz do dia.

Eletrodomésticos.: Na hora de comparar um aparelho, verifique se o equipamento tem o selo de eficiência Inmetro/Procel.

Chuveiro - O chuveiro é o equipamento que mais consome energia em uma residência. Ele contribui com 25% a 35% do valor da conta de luz. - Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição “Verão”. - Deixar o aparelho ligado somente o tempo necessário para o banho. - Limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro. - Nunca reaproveitar uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca a segurança dos usuários em risco.

Geladeira - A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência. Ela contribui com 25% a 30% do valor da conta de luz. - Nunca usar a parte traseira para secar panos ou roupas. Hábito comum no inverno. - Instalar a geladeira longe do fogão, estufas e raios solares. - Ajustar o termostato de acordo com o manual de instrução. - Manter as borrachas de vedação em bom estado.

Ferro elétrico.: O aparelho representa de 5 a 7 % do valor da conta de luz. - Acumular o máximo de peças para ligar o ferro o mínimo de vezes. - Começar a passar a roupa sempre pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas. Ferros automáticos têm indicadores de temperatura para cada tecido.

Televisor .: O televisor representa de 10 a 15% do valor da conta de luz. - Evitar deixar o aparelho ligado sem necessidade. - Cuidado para não dormir com a TV ligada.


Máquina de lavar roupas .: A máquina de lavar roupas representa de 2% a 5% do valor da conta de luz. - Ligar a máquina somente quando estiver com a capacidade máxima de roupas. - Limpe freqüentemente o filtro da máquina.


Fonte: revista fator